A energização direta de motores através de chaves eletromecânicas foi um método de partida de motores na qual o motor é conectado a rede elétrica através de chaves mecânicas manuais diretamente a rede elétrica, geralmente protegida por fusíveis ou disjuntores.
Figura 01 - Chave manual eletromecânica tipo tambor. |
Este antiga sistema de partida direta de motores elétricos foi considerada como recurso ideal quando desejava-se usufruir do desempenho máximo nominais de um motor elétrico.
Umas das características deste sistema era o torque de partida (uma das principais características do motor elétrico).
No entanto, este sistema de partida provocava afundamento da tensão elétrica devido á alta corrente de partida, falhas nos componentes devido á faiscamento durante a abertura e fechamento das chaves, além de risco de acidentes com o operador devido á este faiscamento mesmo para motores que possuíam pequena potência mecânica ( até 10 cv de potência).
A aplicação é simples, há três terminais de entrada de energia elétrica na chave tipo tambor e três ou mais terminais para interligação ao motor, porém internamente nesta chave tambor talvez haja necessidade de alteração ou até mesmo fazer o sistema reversão de fase, para que no momento de girar a alavanca o motor comece a funcionar no sentido correto. Para chaves onde há dois sentidos de giro deve esperar o motor parar totalmente a rotação antes de ligar no sentido contrário. Neste link há o manual de chaves rotativas manuais.
Há também o link para diagramas de sistemas eletromecânicos para acionamento de motores de indução monofásicos, trifásicos, dahlander e de corrente contínua. Vale lembrar que estes sistemas de partida estão fora de normas de segurança NR10 e NR12.
Há também o link para diagramas de sistemas eletromecânicos para acionamento de motores de indução monofásicos, trifásicos, dahlander e de corrente contínua. Vale lembrar que estes sistemas de partida estão fora de normas de segurança NR10 e NR12.
- 16_03_01_DM_Motor_monofásico_com_capacitor_permanente ;
- 16_03_02_DM_Motor_monofásico_com_polo_distorcido ;
- 16_03_03_DM_Motor_monofásico_com-capacitor_de_partida ;
- 16_03_04_DM_Motor_de_corrente_contínua_composto ;
- 19_09_01_CH_Motor_trifásico_com_reversão_manual ;
- 19_09_02_CH_Motor_trifásico_estrela_triângulo_manual ;
- 19_09_03_CH_Motor_Dahlander_manual .
- 19_09_04_CH_Motor_duplo_bobinado_manual ;
- 19_09_05_CH_Motor_rotor_bobinado_manual ;
- 19_09_06_CH_Motor_doze_terminais_manual ;
- 19_09_09_CH_Motor_monofásico_com_reversão_manual ;
© Direitos de autor. 2019: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/06/2019
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