sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Revisão 04 - Tipos e uso de ferramentas de corte

Figura 01 - Estilete
As principais ferramentas para corte e de recorte utilizadas na manutenção mecânica estão listadas agora.
5.1 - Estilete: Ferramenta para cortes em geral de papel, papelão, tecidos, plásticos, materiais sintéticos. Com lâminas recambiáveis e em gomos, fáceis de substituir.
Por serem muito afiadas, recomenda-se muito cuidado durante o trabalho para se evitar acidentes. É uma ferramenta utilizada para corte.

5.2 - Lâminas de serra:  Finas lâminas metálicas largamente usadas no corte de tubos, hastes metálicas, vergalhões, PVC, etc. Utilizadas nos arcos de serra ou mini arcos de serra são produzidas com 18, 24 ou 36 dpp (dentes por polegadas). Quanto maior o numero de dentes melhor o acabamento final do corte,  As melhores e mais seguras são as lâminas "bi-metálicas", possuem o corpo em aço´flexível e os dentes em aço rígido .
Figura 02 - Arco e serra
Estas, ao invés de quebrarem por mau uso, apenas "dobram", sem o risco de estilhaços ferirem o usuário. Para o bom aproveitamento das lâminas, recomenda-se bons arcos de serra que garantem tensão adequada na lâmina.

5.3 - Arco de serra: Para cortes de tubos, barras metálicas e cortes em geral os arcos de serra são utilizados com lâminas de serras especiais para corte principalmente de metais. Quanto maior for a tensão na lâmina, melhor e mais rápido será o corte. A tensão é dada pelo aperto do parafuso que fixa a lâmina no arco. A Serra para metal com 36 dentes por polegada juntamente com  o arco é a ferramenta utilizada para serrar metal.
Figura 03 - Tesouras para chapas

5.4 - Tesoura Corta-Vergalhão: Apropriada para corte de ferros de construção, vergalhões, cabos e arames duros onde há necessidade de uma ferramenta mais robusta de corte. Encontrada no mercado em vários tamanhos.

5.5 - Tesouras para chapas: Ferramentas utilizadas para cortes de chapas metálicas, na manutenção e montagem de peças e equipamentos metálicos. São vários os modelos existentes no mercado: Tipo americano, tipo Brasil e tipo aviação para cortes mais precisos, com design diferente para cortes retos, a direita e a esquerda. Utilizada para corte.

Uma família de ferramenta para prender peças utilizada na manutenção mecânica está listada agora.

Figura 04 - Grampo C
6.1 - Grampo de fixação (C): Tem este nome por ter formato da Letra "C". Encontrados no mercado em várias medidas de abertura, são utilizado para unir peças que necessitam ser coladas, soldadas, para serem cortadas igualmente, enfim, onde houver a necessidade de união de peças para algum tipo de trabalho, usamos os grampos tipo "C". Também chamado de sargento, é utilizado para manter fixas duas ou mais peças, seja para uma colagem, trabalho de usinagem, ou outra necessidade em que se precise manter as peças unidas.

6.2 - Grampo Rápido: pela agilidade de fixação de materiais devido ao seu sistema de gatilho, este grampo muito utilizado em marcenaria, serve para unir materiais que necessitam serem grudados por cola, parafusos ou outro tipo de fixação.

Outro tipo de ferramenta utilizada na manutenção mecânica está listada agora.

Figura 05 - Limas
7.1 - Limas: Para afiação de ferramentas de corte, retirar excesso de material (madeira, metal, plásticos, cascos de animais, etc), desbaste e acabamentos, utilizamos limas. Para cada aplicação, a lima terá um tipo de rugosidade na superfície. 
Podem ser chatas, redondas, triangulares, quadradas, meia lua, com vários comprimentos. Para desbastes contínuos, há limas rotativas para serem usadas com ferramentas elétricas.

Outro tipo de ferramenta utilizada na manutenção mecânica está listada agora.

8.1 - Martelo Pena: Mais utilizado em mecânicas indústrias para manutenção geral de equipamentos.

8.2 - Martelo Bola: Devido uma de suas faces ser arredondada, este modelo é muito utilizado em funilarias e reparos automotivos.

8.3 - Martelo Unha (carpinteiro): Modelo mais conhecido e usado por ter em uma de suas pontas uma cunha para extração de pregos ou abertura de caixas. Ferramenta utilizada para golpear objetos, para bater pregos, ou retirá-los.

Figura 06 - Martelo Unha
8.4 - Martelo de Borracha: Destinado a aplicações onde necessita bater sem contudo “marcar” a peça trabalhada. Utilizado para golpear superfícies sem danificá-las, por exemplo na montagem ou desmontagem de móveis.

Outro tipo de ferramenta utilizada na manutenção mecânica está listada agora.

9.1 - Torquímetro - Quando é necessário medir o aperto de um parafuso ou porca, a ferramenta indicada é o torquímetro. O uso do torquímetro evita a formação de tensões e a conseqüente deformação das peças em serviço. O torquímetro trabalha com as seguintes unidades de medidas: newton . metro (N . m); libra-força . polegada (Lbf . in); quilograma-força . metro (kgf . m).
Ao se usar o torquímetro, é importante verificar se o torque é dado em parafuso seco ou lubrificado.
Os torquímetros devem ser utilizados somente para efetuar o aperto final de parafusos, sejam eles de rosca direita ou esquerda. Para encostar o parafuso ou porca, deve-se usar outras chaves. Para obter maior exatidão na medição, é conveniente lubrificar previamente a rosca antes de se colocar e apertar o parafuso ou a porca. Os torquímetros jamais deverão ser utilizados para afrouxar, pois se a porca ou parafuso estiver danificado, o torque aplicado poderá ultrapassar o limite da chave, produzindo danos ou alterando a sua exatidão. Os torquímetros, embora robustos, possuem componentes relativamente sensíveis (ponteiro, mostrador, escala) e por isso devem ser protegidos contra choques violentos durante o uso.

Figura 07 - Trena
9.2 - Trenas: Para medições internas ou externas as trenas podem ser produzidas em fitas metálicas ou em fibra de vidro. Com fitas metálicas são produzidas com 3, 5, 8, 10, 20 e 30 metros com escalas em milímetros e polegadas sendo que alguns modelos possuem escalas de medição nos dois lados da fita. Para medições de grandes áreas utilizam-se trenas produzidas em fibra de vidro que são mais resistentes ao desgaste a abrasão. Produzidas a partir de 10 metros até 100 metros. Instrumento utilizado para medidas lineares.

9.3 - Nível: Importante acessório na colocação de pisos, armários, prateleiras ou outro acessório que necessite posicionamento correto. São produzidos com corpo de madeira, plástico, metal e metal imantado, em vários comprimentos para adequação ao trabalho.
Figura 08 - Nível de Bolha

Recomendações finais

As características originais das ferramentas devem ser mantidas, por isso não devem ser aquecidas, limadas ou esmerilhadas.
Se um mecânico de manutenção necessitar de uma ferramenta que tenha uma espessura mais fina ou uma inclinação especial, ele deverá projetar um novo modelo de ferramenta ou então modificar o projeto da máquina para que,
em futuras manutenções, possa usar as ferramentas existentes no mercado.
Para aumentar a segurança quando usa ferramentas de aperto e desaperto, o mecânico de manutenção experiente aplica a força em sua direção, evitando o deslocamento do próprio corpo. Ele mantém o equilíbrio corporal deixando os pés afastados e a mão livre apoiada sobre a peça.
O bom mecânico de manutenção lubrifica as ferramentas de trabalho e guarda-as em locais apropriados, conservando-as.

Folha com Permissão para o Trabalho está disponíveis em: 16_06_001 PT - Desmontar Painel .

© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/05/2016.

Um comentário:

  1. Parabéns amigo, de muita utilidade esse blog!! Aprendi coisas que nem esperava!! Tenho a ferramenta e não sabia sua utilidade!! Aprendi aqui!! Muito obrigado !! José Manoel da Silva !! Petrolina - PE

    ResponderExcluir