As conexões elétricas são utilizadas em vários setores industriais, numa infinidade de aplicações. Para isso, existe uma grande variedade de terminais e conectores, com dimensões e formas variadas, para atender às diferentes necessidades dos projetos. Toda conexão deve ter duas características imprescindíveis: assegurar a condução de corrente elétrica com eficiência e garantir uma fixação mecânica confiável.
A crimpagem de terminais eletromecânicos envolve diversas teorias sobre conformação mecânica. Neste processo, está envolvida uma diversidade de ferramentas de grande complexidade. Tal processo gera um beneficio na agilidade e na qualidade das conexões e vem sendo cada vez mais utilizado nas indústrias.
Os passos para realizar uma boa conexão são:
1 - Cortar o cabo a ser crimpado. Para cortes de cabos de cobre e alumínio há alicates de corte para pequenas bitolas de cabos, com força aplicada diretamente, até alicates para corte de diâmetros maiores.
A operação mecânica e o design especial das laminas minimizam a força aplicada na hora do corte. O corte o cabo deve ser no comprimento desejado. Ele terá normalmente o mesmo comprimento dos outros condutores do chicote.
2 - Decapar o cabo a ser crimpado com ferramenta de decapagem profissional para retirar isolações de fios e cabos de forma impecável. Para os terminais ilhos devemo decapar cerca de 1 cm do fio utilizando o alicate decapador
3 - Crimpar o cabo torna segura a conexão entre o condutor e o contato e tem grandes vantagens ao invés de se fazer um “ponto de solda”. Crimpar significa criar uma forma de contato homogenia e permanente entre o condutor e o elemento de conexão. Esta conexão pode ser feita com ferramentas precisas e de alta qualidade. O resultado é uma conexão segura e confiável tanto mecânica quanto eletricamente. O mecanismo integrado com catraca, presente em muitos alicates garante uma qualidade ótima de crimpagem.
Para isso coloque o conector na extremidade do fio. A parte interna do conector deve estar a 1 ou 2 mm dentro do isolamento do fio (na parte encapada dele), enquanto a parte condutora deve estar no fio decapado. Coloque o conector e o cabo no alicate. Aperte as alças, primeiro crimpando a parte isolante, depois repetindo o processo para a parte condutora do fio.
Os terminais são indispensáveis em circuitos de comandos, por aumentar a estética do painel, e principalmente a resistência mecânica dos condutores nos contatos fixos dos componentes, evitando mal contato, e consequentemente, aquecimento.
Os
condutores precisam ser decapados antes da instalação dos terminais. Para isso,
usamos alicates decapadores.
Figura 1 - Procedimento de prensagem de terminais |
Na
sequência da figura a seguir, você acompanha cada passo do procedimento para
prensagem de terminais de corpo isolado. Saiba que o procedimento é o mesmo
para o não isolado.
Note
que o terminal é prensado na parte do corpo que recebe uma cobertura isolante.
O
terminal de tipo ilhós ou tubular é prensado pela ponta metálica, parte que vai
diretamente conectada ao borne. Para instalar esse tipo de terminal, utilizamos outro
modelo de alicate, o alicate prensa-ilhóes. Na figura a seguir, veja exemplos desses
terminais e de seu alicate.
Figura 6 - Terminais de tipo ilhós tubular |
Esse
tipo de terminal é instalado em condutores que serão conectados exclusivamente em
conectores industriais de painel de comando (SAK).
A
seguir, na sequência da figura, acompanhe cada etapa de instalação dos
terminais de
tipo ilhós ou tubular.
Encontramos
alicates que possuem mais algumas funcionalidades, por exemplo, além
de prensar o terminal no condutor, servem também para cortar e decapar o
condutor.
As características técnicas e dimensões de terminais de compressão comerciais podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_08_021 Terminais Compressão.
Para evitar problemas, os terminais devem ser escolhidos corretamente, de acordo com a utilização, e devem estar crimpados corretamente com equipamento apropriado.
Para evitar problemas, os terminais devem ser escolhidos corretamente, de acordo com a utilização, e devem estar crimpados corretamente com equipamento apropriado.
As características técnicas e dimensões de terminais ilhós comerciais podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_08_022 Terminal Tubular Ilhós.
As características técnicas de anilhas comerciais podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_08_017 Anilhas.
A folha de demonstração da tarefa de Decapar e Crimpar cabos estará disponível no link: 15_09_016 PDT Decapar e Crimpar SRG .
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 30/09/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário