quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Atividade Prática 28 - Partida de motor com Soft-Starter em 24Vcc

Figura 01 - Esquema de ligação para
 Partida de motor com Soft-Starter.
A chave de partida suave possui em cada uma das fases dois tiristores ligados em antiparalelo. Isto significa um tiristor para o semi-ciclo positivo e um tiristor para o semi-ciclo negativo. Através do controle do ângulo de fase, o valor eficaz da tensão do motor é aumentado a partir de uma tensão inicial ajustável ou um torque também ajustável através de diferentes procedimentos de controle sobre a tensão nominal do motor, dentro de um tempo de partida selecionável. A corrente do motor mantém-se proporcional à tensão aplicada no motor. Com isto, a corrente de partida é reduzida pelo fator da tensão aplicada no motor. O torque mantém-se ao quadrado da tensão aplicada no motor.
Com isto, o torque de partida é reduzido na relação quadrada à tensão aplicada no motor.
Figura 02 - Painel para Partida de motor com Soft-Starter.
A programação é realizada através de trimpot e dip switch toda a programação necessária para acionar qualquer tipo de carga. 
Rampa de Tensão: Permite a aceleração e/ou desaceleração suave, através de rampas de tensão. 
Limitação de Corrente: Permite ajustar o limite de corrente durante a partida, de acordo com as necessidades da aplicação. 
Kick Start em Tensão: Permite um pulso inicial de tensão, que aplicado ao motor proporciona um reforço de torque inicial a partida, necessária para a partida de cargas com elevado atrito estático. 
Bypass Incorporado: Minimiza as perdas de potência e a dissipação de calor nos tiristores, proporcionando redução de espaço e contribuindo para economia de energia. 
Disposição de componentes disponível em: 18_10_01 Painel de Partida Suave SSW05 - 24v;
Diagrama elétrico de Partida Suave de Motor com Soft Starter disponível em:  18_10_01 Partida Suave SSW05 - 24v;
© Direitos de autor. 2012: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/10/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário