sábado, 8 de março de 2025

Aula 09 - Operações de fixar canaletas e trilhos

Essencialmente rebitagem é uma técnica utilizada para unir peças finas de metal ou de plástico em conjunto, usando rebites que consistem de duas partes, o pino e o rebite. Ao aplicar-se um rebite de uma junção, o alicate puxa o pino através do rebite, deformando-a no processo, e é esta deformação que faz a junção das peças. Apesar de não ser ideal onde requer muito esforço, é certamente a maneira mais simples de conseguir uma boa junção entre chapas finas.
As canaletas e trilhos serão fixadas ao fundo do painel com o Alicate Rebitador. Este Alicate é usado para efetuar a fixação de peças com rebites. Os furos a serem feitos em ambas as peças a serem unidas deve ser ligeiramente maior do que o rebite. 
O procedimento de rebitagem está descrito a seguir:
  1. Furar e escarear a chapa do fundo do painel e as canaletas;
  2. Coloca-se os rebites nos furos;
  3. O rebitador agarra pino com o mandril;
  4. O rebitador com o mandril traciona o pino e a cabeça deste efetua a rebitagem;
  5. A Rebitagem estará completa com o rompimento da haste.
  6. 4. A rebitagem está concluída e as partes firmemente fixadas.
Projeto disponível em:
 19_07_06 Montagem de tampa
 e fundo painel de Comandos
Atividade Prática 10 - Fixar canaletas e trilhos: Para esta atividade iremos fixar canaletas e trilhos com rebite de repuxo. As canaletas servem para organização e proteção dos cabos elétricos utilizados no painel e o trilho para fixação dos componentes. O desenho da placa de montagem para aprendizagem de operações mecânicas está disponível no link junto com a figura.
Este trabalho deve ser realizado com atenção e deve-se conferir a posição o esquadrejamento com escala e esquadro em bancada, as canaletas e trilhos serão fixo com rebite e alicate rebitador sobre a bancada.
A folha com o procedimento de trabalho está disponível no link: Tarefa 10: Fixar canaletas e trilhos em painel.
© Direitos de autor. 2014: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 12/09/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário