quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Aula 06 - Operações de corte em ângulo de trilhos e canaletas

A ferramenta mais básica e simples é a serra de arco. É importante prender o trilho numa morsa para evitar que deslize e você acabe se cortando. Tenha muito cuidado e tome as precauções necessárias.
Prenda o trilho a alguns centímetros do local do corte. Se possível, faça isso de ambos os lados para maior segurança.
Marque a linha de corte no trilho com uma caneta ou riscador. Posicione a serra de arco ao lado da linha de corte e segure o cabo com firmeza. Em seguida, use a outra mão para empurrar a ferramenta para baixo. Isso ajudará a começar no lugar certo.
Comece a serrar, mas preste atenção para que a serra não saia da linha. Não seja lento nem rápido demais; trabalhe numa velocidade suficiente para que o corte aconteça, o que não deve demorar muito.
O corte em ângulo reto ou de 45 graus exige cortes mais específicos ou detalhados. Use um arco de serra com lâmina apropriada para o trabalho. Se estiver em dúvida, use o gabarito de corte. Essa ferramenta é incrivelmente simples de se usar, pois os cortes já vêm pré-marcados ao longo do gabarito.
Prenda o trilho ou canaleta no gabarito. Em seguida, comece a cortar em velocidade de baixa a média cerca de 60 golpes por minuto. Por fim, repita o processo conforme for necessário.
O corte deve ser realizada perto de onde a peça está presa. Isto assegura que o metal não flexione ou dobre sob a força da serra e o movimento de corte.
Quando o material for cortado, ele vai precisar de ser limado. Isto remove as rebarbas '' afiadas, de modo que pode ser manuseado com segurança, sem a possibilidade de cortes para nas mãos.
A folha de informação tecnológica referente a Serra Manual está disponível no link: 15_08_011 FIT Serra Manual SRG .
A folha de demonstração da tarefa de Serrar Manualmente está disponível no link: 15_09_005 PDT Serrar SRG.
© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário