sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Atividade Prática 15 - Partida e Reversão de Motor de Indução Trifásico

O primeiro painel a ser Montado será utilizado para Partida Direta e Reversão de Motor de Indução, coordenada com disjuntor destina-se a máquinas que partem em vazio ou com carga e permitindo a inversão do sentido de rotação em partidas normais (< 10 s). O Disjuntor deve ser ajustado para a corrente de serviço (nominal do motor). 
Este desenho está disponível em:
16_09_002 Partida e Reversão 24V de MIT SRG.pdf
A Partida Direta com Reversão consiste em aplicar ao motor elétrico 100% da tensão necessária para que o mesmo funcione com potência total, esse tipo de partida fornece ao operador a opção de realizar a inversão de rotação do motor quando desejado.
Com isto pode-se partir o motor com carga, desde que seja respeitado seu torque e Fator de Serviço), há facilidade na execução do circuito de partida e de comando, há baixo custo de componentes para executar o acionamento, o motor parte com alto torque na ponta do eixo ou seja potência máxima é há a possibilidade de executar a inversão de rotação do motor quando necessário;
No entanto há alta corrente de partida no momento do acionamento podendo ser de 5 a 9 vezes da corrente nominal, existem limitações a potência dos motores a serem realizadas as partidas diretas, (ex. É recomendado que não sejam acionados em partida direta motores com potência acima de 10 cavalo vapor, pois ocasionam uma grande queda de tensão do circuito na partida), de preferência partir esses motores com baixa carga ou em vazio. Exige dispositivos de acionamento (contatores, disjuntores), mais robustos, com motores com alta carga e alta potência é orientado que a reversão de um sentido para o outro tenha um intervalo, para diminuir o "tranco" da inversão do motor.
Funcionamento do circuito de potência
O DM1 - Disjuntor Motor tem a função de proteger o circuito e o motor contra curto-circuito e contra sobrecargas, o contator K1 tem a função de quando acionado fazer com que o motor funcione no sentido horário, o contator K2 tem a função de quando acionado fazer com que o motor funcione no sentido anti-horário e o Motor Trifásico tem a função de transformar energia elétrica em energia mecânica.
Funcionamento do circuito de Comando
Quando S0 é acionado, desliga os contatores K1 e K2. Quando S1 é pressionado K1 é acionado, impulsionado o motor a funcionar, no sentido horário, quando S2 é pressionado, desliga K1 e Liga K2 impulsionando o motor a funcionar no sentido anti-horário.
Este tipo de partida esta previsto na norma de proteção IEC 60.947-4, que visa a eliminar os riscos para as pessoas e instalações, ou seja, desligamento seguro da corrente de curto-circuito. O conjunto estará incapaz de continuar funcionando após o desligamento, permitindo danos ao contator e o relé de sobrecarga ou outro dispositivo.
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário