domingo, 6 de setembro de 2015

Atividade Prática 16 - Partida, Reversão e Freio CC de Motor de Indução

Uma das técnicas ainda usada para parar o motor é a frenagem por corrente contínua, que consiste em retirar a corrente alternada que alimenta o motor e injetar uma corrente contínua no motor e com isso provocando a frenagem do motor. Nesta partida, será implementada, além do freio, a reversão do motor. 
Figura 01: Disposição de componentes de Partida,
Reversão e Freio de Motor de Indução.
A sequência operacional: Ao pressionar S1, o contator K1 é energizado, fornecendo ao motor uma corrente alternada. Quando o motor é desligado por S0 energizará os contatores K3 e K4 que injetará no motor uma contente contínua, que criará um campo magnético estacionário (fixo) no estator.
Figura 02: Partida, Reversão e Freio de Motor de Indução.
Este campo se opõe ao movimento do eixo do motor, o que fará com que ocorra a frenagem. Ao pressionar S2, o contator K2 é energizado, e seus contatos principais invertem a alimentação das bobinas fazendo com que o motor inverta seu sentido de rotação.
Quando o motor é desligado energizará os contatores K3 e K4 o que freará o motor. A tensão DC injetada do motor deve ser de aproximadamente 20% da tensão de alimentação do motor, pois este procedimento provoca um aquecimento do motor. 
Disposição de componentes disponível em: 18_10_06 Painel de Partida e Freio de Motor de Indução trifásico - 24v
Diagrama elétrico de Partida e freio de motor de indução disponível em: 18_10_06 Partida e Freio de Motor de Indução trifásico -24v;
© Direitos de autor. 2018: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/10/2018

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