sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Aula 08 - Diagrama elétrico de Partida Estrela Triangulo de Motor

Este desenho está disponível em:
15_06_030 Estrela Triangulo V2.
O segundo painel a ser montado será utilizado para Partida Estrela Triangulo de Motor de Indução, a Partida estrela triângulo automática aplicada ,a motores de até 10 CV. O motor parte em configuração estrela, aonde cada enrolamento receberá a uma tensão mais baixa.
Após o motor vencer a sua inércia, o contator é atuado, convertendo a configuração para triângulo, aumentando a tensão nos enrolamentos.
Logo, para um sistema trifásico 220/ 380 V, cada enrolamento do motor inicia com 220 V e termina a partida em 380 V, no qual será sua tensão nominal. Através desta manobra o motor realizará uma partida mais suave, reduzindo sua corrente de partida em aproximadamente 1/3 da que seria se acionado em partida direta. O uso de Partida Estrela-triângulo exige que o motor tenha disponível pelo menos seis terminais e que a tensão nominal seja igual à tensão de triângulo do motor. O fechamento para triângulo só deverá ser feito quando o motor atingir pelos menos noventa por cento da rotação nominal. Logo, o ajuste de tempo de mudança estrela-triângulo deverá estar baseado neste fato.
© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 04/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário