A partida estrela triângulo com reversão, consiste na alimentação do motor com tensão reduzida nas bobinas, durante a partida. Assim, as bobinas do motor recebem somente 58% (1 ÷ √3) da tensão nominal e após determinado tempo haverá comutação automática para triângulo e as bobinas passam a receber 100% da tensão nominal. A partida com reversão proporciona ao operador, duas botoeiras, uma para que o motor gire no sentido horário e outra no sentido anti-horário.
Sequência operacional
Botoeira B2 – Energiza-se k4 e k1 (Y horário) e após o tempo pré-determinado desenergiza-se k4 e energizando k3. (∆ horário).
Botoeira B3 – Energiza-se k4 e k2 (Y anti-horário) e após o tempo pré-determinado desenergiza-se k4 e energizando k3. (∆ anti-horário).
Os intertravamentos impedem k1 e k2 de serem acionados ao mesmo tempo. O contato fechado de k3 impede que k4 e fique energizado o tempo todo.
Descrição de funcionamento
Deve-se lembrar que cada entrada (I) e saída (O) do CLP está ligada fisicamente aos elementos de sinais e/ou comandados, como mostra a figura.
Botoeira B3 – Energiza-se k4 e k2 (Y anti-horário) e após o tempo pré-determinado desenergiza-se k4 e energizando k3. (∆ anti-horário).
Os intertravamentos impedem k1 e k2 de serem acionados ao mesmo tempo. O contato fechado de k3 impede que k4 e fique energizado o tempo todo.
Descrição de funcionamento
Deve-se lembrar que cada entrada (I) e saída (O) do CLP está ligada fisicamente aos elementos de sinais e/ou comandados, como mostra a figura.
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A programação de um CLP envolve o conhecimento de circuitos lógicos e seqüenciais, existem algumas técnicas adequadas que serão estudadas. Por enquanto os programas serão construídos de forma intuitiva através de diversos exemplos, forçando o raciocínio lógico.
Projete o diagrama elétrico de acionamento e de potência protegido por disjuntor motor; elabore o mapeamento de entrada e saída que deve conter botoeiras "Ligar" e "Desligar"; interface com contator para o motor, elaboração da programação Ladder; elaboração de Diagrama elétrico e lista de material.
Crie um programa com o nome ”PRYD_MOTOR" no projeto PRO2. Salve e transfira seu programa no dispositivo de treinamento. Teste o funcionamento no simulador e envie e teste o programa no equipamento disponível.
© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/05/2015
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