segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Aula 03 - Operações de Medição com Instrumentos de Precisão

Figura 01 - Blocos padrões
O metro internacional é corresponde à distância "percorrida pela luz no vácuo durante o intervalo de tempo de 1/299.792.458 do segundo”. Isto, naturalmente, não pode ser usado para medições regulares, de modo que a relação física é traduzida pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia usando lasers e relógios atômicos e transferidos para blocos padrão. 
Os blocos padrões são os instrumentos que trazem essa tecnologia para o chão da fábrica aonde, diferentes tamanhos de blocos podem ser combinados para oferecer qualquer dimensão necessária.
Quando transformar milímetro em polegada e vice-versa lembre-se: 1" é igual a 25,4mm exatos.
Esforçar-se por obter uma exatidão além dos limites prescritos pode resultar desnecessário desperdício de tempo e empenho, como total falta de exatidão. O desejável é a habilidade em produzir um trabalho rapidamente que esteja a altura dos padrões estabelecidos. Vista e tato são frequentementes combinados, pelo trabalhador experiente, para aproximar medições mais estreitas do que os limites da graduação do instrumento.
Figura 02 - Régua Graduada
Medições lineares sobre superfícies planas são as medições mais comuns feitas na prática. O instrumento usado varia de acordo com o tamanho ou dimensão, a natureza das peças e o grau de exatidão necessário. Pode variar de uma trena, escala, compasso, cintél a um micrômetro, paquímetro, relógio comparador ou instrumento eletrônico.
Figura 03 - Paquímetro
A medição pode ser feita diretamente com um micrômetro, paquímetro ou régua nos quais a leitura é feita diretamente numa escala graduada com o instrumento em contato com a peça a ser medida, ou pode ser feita indiretamente por comparação a um padrão conhecido ou a blocos padrão usando um graminho, traçador vertical ou relógio apalpador, dependendo da exatidão necessária, para transferir a medida.
Muitos instrumentos de referência como as réguas paralelas, esquadros de aço e transferidores de grau são usados em conjunto com os instrumentos de medição linear para determinar planeza, paralelismo, esquadrejamento e angularidade.
Figura 03 - Registro de medidas
As unidades do Sistema Internacional devem ser escritas por seus nomes, sempre em letra ou representadas por meio de símbolos. Símbolo não é abreviatura, é um sinal convencional e invariável utilizado para facilitar e universalizar a escrita e a leitura das unidades.
Figura 04 - Componentes de Painel Elétrico
Toda vez que você se refere a um valor ligado a uma unidade de medir, significa que, de algum modo, você realizou uma medição. O que você expressa é, portanto, o resultado da medição, que apresenta as seguintes características básicas.

Para a atividade de medir com régua graduada iremos utilizar os componentes e serem instalados na tampa e fundo de um painel elétrico industrial.
Este  componentes são utilizados para controlar uma máquina e/ou equipamento. Neste caso, as dimensões dos componentes devem  comparadas com o desenho da tampa e fundo do painel, se dimensões forem diferentes do desenho em razão do produto disponível no mercado local o desenho deve ser alterado para que as próximas etapas da produção sejam realizadas de maneira correta.

A folha de informação tecnológica referente á escala está disponível no link: 15_08_001 Escala.

A folha de informação tecnológica referente ao paquímetro está disponível no link: 15_08_004 Paquímetro.

A folha de informação tecnológica referente ao Micrômetro está disponível no link: 15_08_015 Micrômetro.

A folha com o procedimento de trabalho está disponível no link: 15_10_001 OP_01 Medir SRG .

© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 16/08/2015

Um comentário: