Fig.1 - Furadeira de bancada |
A furadeira de bancada permite furações de pequena escala e diâmetro, ela possui base rígida, larga e pesada, com intuito de sustentar o aparelho. Com estas características facilita o processo de furação. Como se trata de um aparelho engrenado, dispensa a troca das correias nos momentos de mudança de velocidade, permitindo um furo mais preciso. Adapta-se facilmente aos serviços e é indicada tanto para trabalhos artesanais, como carpintarias, marcenarias, dentre outros. É indicada para serviços leves. Composta por base, coluna, cabeçote engrenado, motor elétrico e spindle (eixo de rotação) com avanço manual. Equipada com cabo de ligação e chave para ligar e desligar.
Fig.2- Furadeira de coluna |
A versão maior da furadeira de bancada é chamada Furadeira de Coluna. Esta furadeira tem uma longa coluna que fica no chão. Ela pode fazer exatamente o mesmo trabalho que a outras furadeira, mas por causa de seu tamanho maior, é capaz de ser usado para perfurar os peças maiores de materiais e produzir furos maiores.
A furação de chapas planas também pode ser feito com furadeira manual. É possível aumentar a precisão de furos quando utilizamos uma furadeira portátil. Para isto devemos prender a chapa de trabalho em uma morsa ou bancada. Em seguida, com o força posicionamos a ponta da broca no orifício puncionado. Para ampliar o buraco ponto puncionado, rode o mandril com a mão várias vezes, pressionando pouco. Aplique fluido de corte, ligue a alimentação, e mantenha o corpo da broca estável com a mão esquerda enquanto com a mão direita ative a furadeira. Se possível, defina uma posição vertical com esquadro ao lado da broca para ajudar a alinhar a broca.
Fig.3 - Furadeira manual |
Dicas de Segurança
1. Use sempre a proteção da máquina.
2. Use óculos ao perfurar materiais.
3. Aperte os materiais para baixo ou usar uma morsa para prende-los.
4. Nunca segure materiais à mão durante a perfuração.
5. Limpe os fragmentos do canal da broca perfurando uma pequena quantidade de cada vez.
Dependendo do tamanho do furo e do tipo de material a ser perfurado diferentes "Bits" são utilizado com a Furadeira.
A folha de informação tecnológica referente a Furadeira de Bancada está disponível no link: 15_08_005 Furadeira de Bancada .
Broca de aço rápido: usado para a abertura de furos. Um conjunto normal de brocas irá incluir tamanhos de 1mm a 14mm. As mais comuns são Brocas helicoidais com haste cilíndrica e corte à direita.
Fig.4 - Furar chapas com broca de aço rápido. |
As brocas de alvenaria são muito semelhantes as brocas normais. No entanto, a ponta é geralmente feita de aço de carboneto. Isto é extremamente resistente e mantém a borda afiada, mesmo quando a perfuração ocorre em pedra e tijolo.
As brocas planas são usados para perfurar grandes buracos em placas de madeira ou metal e seções. Eles podem ser adquiridos numa variedade de tamanhos.
Serra Copo: são usados para fazer furos de grande diâmetro, geralmente através de placas de madeira ou metal finas. Durante a perfuração é importante retirar regularmente a serra copo e broca para permitir que todos os resíduos se solte do buraco. Se isso não for feito a serra tende a 'travar'. Isto pode ser perigoso. Serra Copo são fornecidos com um intervalo de tamanhos variados.
O diâmetro da serra pode ser mudado facilmente. A cavilha roscada prende a serra firmemente contra o veio da broca, de modo que ambas girem à mesma velocidade.
A folha de informação tecnológica referente a Brocas Helicoidais está disponível no link: 15_08_006 FIT Brocas.
Escarear é alargar superficialmente um furo onde será introduzido um rebite ou parafuso, de modo que as cabeças fiquem niveladas com a superfície, melhorando o acabamento estético.
Escarear furo também pode ser usado para remoção de rebarbas e consiste em tornar cônica a extremidade de um furo, utilizando-se a furadeira e o escareador.
O escareado permite que sejam alojados elementos de união tais como parafusos e rebites cujas cabeças têm a forma cônica.
O escariamento de furo deve ser realizado com a furadeira de bancada em baixa velocidade e escariador cônico com as peças presas por morsa e calço .
O escariamento de furo deve ser realizado com a furadeira de bancada em baixa velocidade e escariador cônico com as peças presas por morsa e calço .
• A ferramenta deve ter o mesmo ângulo que a cabeça do parafuso ou rebite.
• A profundidade do escareado pode-se determinar realizando uma prova em um material à parte.
• O avanço deve ser lento.
• O fluido de corte deve ser de acordo com o material.
• Para verificação do escareado, utilize o parafuso que será usado, ou paquímetro.
A folha de informação tecnológica referente á Escareador está disponível no link: 15_08_008 FIT Escareador SRG.
A folha de demonstração da tarefa de Furar Metal com Furadeira de Bancada está disponível no link: 15_09_004 PDT Furar SRG .
© Direitos de autor. 2019: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 30/07/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário